sábado, 24 de marzo de 2012

A atividade solar de março de 2012

Nas últimas semanas fomos invadidos por imagens e reportagens falando sobre a atividade solar.  Somente no CRAAM, onde eu trabalho, vieram duas  equipes da Globo e uma da TV Cultura para fazer entrevistas, além do portal do MSN Brasil e ainda houve contatos telefônicos com outros jornalistas que se comunicaram para obter precisões: está aumentando a atividade solar?  

Pois é, a atividade solar deu um salto: desde os primeiros dias de março o Sol se mostrou bem ativo com muitas explosões e ejeções de massa com efeitos sobre a Terra.  Tudo isto agitou os fantasmas das profecias de 2012, daí o interesse redobrado da mídia.  Mas, será que há algúm motivo de preocupação?  

Muitas vezes já falamos sobre o Ciclo Solar, mas é bom voltar sobre ele.  O Sol apresenta dois comportamentos muito diferentes: um inverno calmo e um verão ativo, entre ambas as estações solares se passam em torno de 5 anos.  Estamos agora no verão solar, embora ainda não chegamos no ápice.  Por isso, manchetes de jornais dizendo, "foi registrada a maior explosão solar dos últimos 5 anos" é semelhante a dizer um 20 janeiro, por exemplo, que foi registrado o recorde de temperatura dos últimos 6 meses.  A comparação correta é com os verões anteriores. E para isso, no caso solar,  devemos voltar 11 anos aproximadamente.  É isso o que eu fiz.  Na figura abaixo apresento o fluxo em raios-X mole observado pelo satélite da séries GOES durante o periodo 3 a 23 de março deste ano.  O fluxo em raios-X é um atividômetro: um medidor da atividade solar, quanto mais intenso o fluxo, mais ativo o Sol, maior número de explosões e ejeções de massa, maior a chance de efeitos na Terra.  As linhas horizontais representam a classificação da emissão em raios-X: A, B, C, M  e X. Cada banda de energia é 10 vezes maior que a anterior. Os eventos X são os mais importantes os M são médios e embaixo estão os eventos pequenos. Duas vezes no periodo da figura tivemos fluxo X, e uma dezena o fluxo foi M.  O valor mínimo do fluxo (a base) sempre foi maior do que B.  


Comparemos a figura acima com o verão de 2003 durante o periodo de 15 de outubro a 6 de novembro: 12 eventos X, incontáveis eventos M, a partir de 22 de outubro o fluxo era sempre mais intenso que C. Fica bastante claro que, embora ainda falta para o fim da estação ativa,  o verão de 2000 - 2003 foi bastante mais quente que o atual.  


Só basta ver a figura abaixo para comprová-lo. Ela representa a evolução da atividade solar medida por meio do Índice de Manchas.  Cada ponto é a média mensal. Em outubro do ano passado houve também uma agitação intensa no Sol, mas a atividade como um todo decaiu abruptamente nos seguintes meses. O último ponto corresponde a fevereiro passado.  A curva vermelha representa a progressão esperada do ciclo. Até agora a previsão parece estar sendo cumprida muito bem.



Conclusão: se algo tem de particular este verão solar, é que ele está bastante frio.

No hay comentarios:

Publicar un comentario