sábado, 31 de diciembre de 2011

O trânsito de Vênus em 2012

Em 6 de junho de 2012 o planeta Vênus ficará alinhado com o Sol de forma tal que o eclipsará. Eclipsar é um eufemismo neste caso porque o tamanho de Vênus é tão pequeno (aproximadamente 30 vezes menor), comparado com o disco solar, que a olho nu não perceberemos nada, menos  de um 0,1% será a diminução do brilho solar. Por esse motivo chamamos a este tipo de eclipses de trânsitos. O fenômeno durará aproximadamente 7 horas. (Ver no seguinte gráfico) Nem todo mundo poderá vê-lo, en alguns casos por causa do horário e em outros porque o alinhamento não será o adequado.  Neste link podem ver um mapa da Terra com as áreas onde o trânsito será visível.

Os trânsitos de Vênus são bem conhecidos e têm um período variável embora previsível: a um intervalo de 8 anos segue-se outro de 121,5 anos, posteriormente acontece um trânsito 8 anos mais tarde para voltar a acontecer 105,5 anos depois. Ou seja que o próximo trânsito de Vênus será em 11 de dezembro de 2117.  E os anteriores aconteceram nos anos (do último para o primeiro): 2004, 1882, 1874, 1769, 1761, 1639 e 1631. Paramos a análise em 1631 porque foi o primeiro da era telescópica da astronomia (lembrem  que o telescópio foi inventado em torno de 1600 mais ou menos).

Qual é a importância científica de um trânsito de Vênus?  Edmund Halley, descobridor do cometa que leva seu nome, percebeu que por meio dele é posível medir com grande precisão a distância Terra - Sol, parâmetro que define a escala do Sistema Solar.  Por problemas técnicos, Halley nunca atingiu a precisão que pode se conseguir com o método, e só em 1761 e 1769 houve sucesso.  

Em alguns sites sobre as profecias de 2012 faz-se referência a este evento (ver por exemplo a página de Eden Sky).  Sua importância deriva, dentre outros motivos,  do fato de que o início da Contagem Longa do Calendário Maia é chamado de Nascimiento de Vênus (segundo Eden Sky). Nada melhor que terminar a sequência com um trânsito, pensa a profetiça. Não sei qual tipo de nascimiento é este, mas seguramente não foi um trânsito: levando a sequência para  atrás a partir do ano 2012, vemos que houve trânsitos em 3221 AC e em  3100 AC. A Contagem Longa, segundo Eden Sky e outros profetas de 2012  começou em 11 de agosto de 3114 AC. 

Fora o  plano simbólico que lhe atribuem a este trânsito, minha impressõa é que é mera coincidência acontecer justo no ano em que alguns autores afirmam que a Contagem Longa maia chegará a 13.0.0.0.0 (13 Ba'ktuns) e a numeração voltará a começar de zero.

Penso assim porque não encontrei em nenhum estudo sobre os conhecimentos astronômicos maias alguma referência a observações de trânsitos de Vênus.   É verdade que sua órbita fica dividida em dois trajetos de 263 días com  intervalos de 8 e 50 dias entre eles (ver figura abaixo).  Segundo alguns arqueólogos estes ciclos seriam a origem do Calendário Tzolkin maia.  Durante o período de 8 dias Vênus passa frente ao Sol, as vezes por cima, as vezes por baixo, por esse motivo a passagem nem sempre produz um trânsito.  É semelhante ao que acontece durante a Lua Nova: apesar que tem uma a cada 30 dias aproximadamente, só duas ou três vezes por ano acontece um eclipse de Sol que é  quando a Lua fica exactamente sobre o disco solar. Em outras palabras, o fato que os maias conheceram o ciclo anual de Vênus, não significa que conhecessem também que o planeta, as vezes, passa pela frente do Sol.  

Diagrama que mostra a órbita de Vênus (bolinha cinza) vista desde a Terra (bolinha azul), o Sol é o círculo amarelo no centro. Entre os dois períodos de 263 dias em que o planeta é visível, tem un período de 50 e outro 8 dias de invisibilidade. No último, Vênus passa na frente do Sol.




Por muito que os profetas se empenhen, muitos eventos que acontecerão em 2012 serão pura coincidência e dificilmente tenham qualquer relação com os maias e sua cultura.

martes, 27 de diciembre de 2011

Os Maias anunciaram o Fim do Mundo

Antes de continuar com a leitura,  é bom dizer que a profecia era esperada no ano de 1887...

Tanta histeria em torno do ano 2012, nos fez esquecer a única e comprovada profecia maia de Fim de Mundo.  A mesma se encontra escrita em um dos livros chamados Chilam Balam. Estes livros foram escritos em língua maia no século XVIII, muito depois da conquista  e levam o nome da cidade onde foram achados.  A referência ao fim do mundo está no livro de Ixil, cidade na península de Yucatán, próxima a Mérida.  

Quando os maias escreveram os Chilam Balam, já tinham assimilado muito da cultura europeia, o que não significa que tivessem perdido a própria. Pelo contrário parece que deram interpretações desde a visão maia às ideias europeias.  Isto converte os Chilam Balam em obras de grande interesse para compreender a cultura maia, segundo a historiadora Laura Caso Barrera que os estudou.   Segundo ela, no texto de Ixil se encontra uma profecia de Fim do Mundo para o ano 1887 de nossa era que é uma re-interpretação maia de um mito babilônico do século III a.C. (vide comentário no fim da seguinte reportagem)

Laura Caso apresenta estas ideias em seu livro Chilam Balam de Ixil que vem  de ser lançado em México. Espero poder lê-lo em breve porque parece fascinante.