martes, 27 de diciembre de 2011

Os Maias anunciaram o Fim do Mundo

Antes de continuar com a leitura,  é bom dizer que a profecia era esperada no ano de 1887...

Tanta histeria em torno do ano 2012, nos fez esquecer a única e comprovada profecia maia de Fim de Mundo.  A mesma se encontra escrita em um dos livros chamados Chilam Balam. Estes livros foram escritos em língua maia no século XVIII, muito depois da conquista  e levam o nome da cidade onde foram achados.  A referência ao fim do mundo está no livro de Ixil, cidade na península de Yucatán, próxima a Mérida.  

Quando os maias escreveram os Chilam Balam, já tinham assimilado muito da cultura europeia, o que não significa que tivessem perdido a própria. Pelo contrário parece que deram interpretações desde a visão maia às ideias europeias.  Isto converte os Chilam Balam em obras de grande interesse para compreender a cultura maia, segundo a historiadora Laura Caso Barrera que os estudou.   Segundo ela, no texto de Ixil se encontra uma profecia de Fim do Mundo para o ano 1887 de nossa era que é uma re-interpretação maia de um mito babilônico do século III a.C. (vide comentário no fim da seguinte reportagem)

Laura Caso apresenta estas ideias em seu livro Chilam Balam de Ixil que vem  de ser lançado em México. Espero poder lê-lo em breve porque parece fascinante.

No hay comentarios:

Publicar un comentario