lunes, 14 de marzo de 2011

Está aumentando a freqüência de terremotos? (Segunda parte)

Buscando na Internet achei o seguinte site: http://www.divulgence.net/global_earthquakes_index.htm. Os autores afirmam que o número de terremtos aumentou drasticamente entre 1973 e 2007. A figura abaixo é cópia da figura dessa página, que mostra o número total de terremotos por ano.






Produzido por http://www.divulgence.net. Acesso em 14 de março de 2011.


O site parece desativado porque o gráfico não foi atualizado nos últimos quatro anos (desde 2007). A partir do que mostrei no post anterior (Está aumentando a freqüência de terremotos?) não consigo ver como chegaram a construir um gráfico semelhante. Mas o interessante é que eles dizem obter os dados do site do Serviço Geológico Americano (USGS). O USGS, na página dedicada a mitos sobre terremotos, diz:
Apesar de que pode parecer que temos mais terremotos agora, o número dos de magnitude 7.0 ou maior permaceu bem constante ao longo deste século e, de acordo com os nossos registros parece estar diminuindo.
(Tradução minha do texto: Earthquake myths, acesso em 14 de março de 2011. O ressaltado é meu também). Na mesma página, um tesouro de outras informações. Mas, em inglês.

Numa outra página (Earthquake facts and statistics graphs), o mesmo serviço mostra um gráfico com os terremotos de magnitude 5,0 ou maior, dos últimos 20 anos que eu copio abaixo.





Copyright US Geological Survey. Acesso em 14 de março de 2011.


A figura, mostra, tal como a que eu mesmo fiz, que o número de terremotos não está aumentando. Eu não consigo ver que esteja diminuindo, mas, eles têm os dados e podem fazer a estatística de forma mais correta.

Em suma, ainda não entendo como o pessoal da divulgence chegou naquela figura.

No hay comentarios:

Publicar un comentario