lunes, 3 de agosto de 2009

Os Maias não morreram

É uma ideia comum que os maias desapareceram antes da chegada dos espanhois. A ideia ganhou tanta força que hoje existem relatos (e até documentários de TV!!) que contam a história de um povo que abandona suas cidades e marcha para algum destino celestial.

No entanto, como já dissemos, os maias não morreram, nem sua cultura desapareceu. Estão alí, no mesmo lugar onde estavam 500 anos atrás quando chegaram os conquistadores.

Para ser concretos: o povo maia nunca organizou-se numa nação, mas em torno de Cidades Estado. Estas cidades tiveram seu apogéu e decadência. A mais esplendorosa de todas, Tikal, perdeu seu poder muitos anos antes da chegada dos espanhois. Mas a identidade maia, refletida na lingua, tradições, arte, etc, continuou. Foi arrasada pelos espanhois, e as doenças europeias. Mas apesar disto, hoje em dia mais de 6 milhões de pessoas falam maia, vivem en palhoças, tecem suas roupas e manufaturam sua baixela.

Infelizmente o povo maia que viveu relativamente a salvo nos últimos 500 anos é novamente ameaçado. A globalização está conseguindo mudar as roupas tecidas em suas próprias tecelagens por confecções chinesas, e as vasilhas de barro estão sendo substituidas por potes de plástico. Além da onda de pilhagem dos restos de seus antepassados para alimentar um voraz mercado negro arqueológico que está ameaçando seriamente sua memória.

Por qué tanto misterio então? Em parte foram os espanhois os responsáveis, quando dominaram o povo maia: mataram seus reis, sacerdotes e escribas. As chaves da escrita se perderam, também boa parte dos conhecimentos sobre a cultura. O povo se ajeitou de alguma maneira para transmitir as tradiçoes. Mas hoje en dia tem-se conseguido descrifrar grande parte dos hieróglifos maias. Se os caçadores de tesouros não chegam a acabar com o pouco que sobrou da época dourada da civilização maia, poderemos entender melhor sua história. E também a nossa.

8 comentarios:

  1. Maravilha o seu cantinho.
    Na intenção de divulgar o meu trabalho, cheguei até você.
    Gostei muito do seu espaço. Eu não estou podendo ler tudo de uma vez porque a tela do computador atrapalha um pouco a minha visão, mas certamente voltarei mais vezes. O meu oftamologista pediu que desse um tempo da telinha... e eu sou fraca ?
    O meu território já está demarcado.
    Convido a dar uma espiada em "FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER.." ( o seu cantinho de leitura), em:
    http://www.silnunesprof.blogspot.com
    Terei sempre uma história para contar.
    Saudações Florestais !

    ResponderEliminar
  2. são estes povos que vivem como homens das cavernas nos dias atuais que preveram o final do ciclo para 2012?
    mais ignorantes são quem acreditam em tais profecias...

    ResponderEliminar
  3. Para o anónimo. Não é uma questão de acreditar na profecia, e sim de reconhecer que a civilização maia era altamente desenvolvida, você deveria aprender o significado da palavra europocentrismo, pois certamante você é um produto do processo de aculturação

    ResponderEliminar
  4. Maravilha o seu cantinho.
    Na intenção de divulgar o meu trabalho, cheguei até você.
    Gostei muito do seu espaço. Eu não estou podendo ler tudo de uma vez porque a tela do computador atrapalha um pouco a minha visão, mas certamente voltarei mais vezes. O meu oftamologista pediu que desse um tempo da telinha... e eu sou fraca ?isso niguem vai poder falar pq niquem ta la pra provar ne gente

    O meu território já está demarcado.
    Convido a dar uma espiada em "FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER.

    ResponderEliminar
  5. Adorei sua esplicacao, mais ainda tenho dúvida se o povo maia nao morreu onde entao foram parar?

    ResponderEliminar
  6. Prezado ou prezada. Os maias estão ai. Na península de Yucatan, como faz 1000 anos. A sua pergunta é semelhante a "cadê os gregos?". O fato de hoje em dia não terem uma civilização com o brilho do passado, não significa que tenham morrido.

    ResponderEliminar
  7. os maias foram as primeiras geraçoes avançada nesta terra de louco agora pois basta ver os estragos ,que a natureza ja deu aos homens e tudo foi previsto pelos maias, e naun eles naun sumiram mas podem sim desaparecerem para sempre ,ja que nos ,hoje somos considerados a civilizaçao avançada na destruiçao do proprio mundo .....

    ResponderEliminar